Descrição
A série Craviola traz um ícone da Giannini, a Craviola, agora totalmente produzida no Brasil, com madeiras e mão de obra nacionais!
Mais um lançamento da série Craviola, a CRA 36S CEQ NS é uma craviola eletroacústica de 06 cordas aço, 36″, com tampo em Sitka Spruce maciço; lateral e fundo em Gonçalo Alves, braço em Cedro, escala em Pau-Ferro e equalizador de 3 bandas. Pequena na medida certa para você levar numa viagem, casa de amigos ou mesmo naquela apresentação num palco.
As madeiras
Gonçalo Alves
Gonçalo-Alves é uma madeira com larga distribuição na região Amazônica, mas é encontrada com maior frequência nos estados do Pará e Maranhão.
Madeira com densidade alta, que permite um excelente acabamento, textura média e cor variável do bege-rosado ao castanho-escuro-avermelhado com estrias mais escuras, formando desenhos irregulares bem característicos e exóticos.
Sitka Spruce
Uma das poucas madeiras não nacionais utilizada na produção dos instrumentos fabricados no Brasil, o Sitka Spruce é encontrado na América do Norte.
É uma madeira de cor branco-creme, rosa-claro ou marrom, bastante abundante e que resulta em instrumentos com boa projeção sonora e som bastante “vivo”, com muito ataque, com um timbre claro e é possível manter as notas destacadas mesmo com a dinâmica bem forte.
Cedro
Cedro é uma madeira com larga distribuição na região Amazônica, encontrada com frequência nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia.
Madeira com densidade baixa, textura de média a grossa, cor bege-rosado, com veios formando desenhos regulares suaves, fácil de ser trabalhada, que permite um bom acabamento.
Pau-Ferro
Pau-Ferro é uma madeira frequentemente encontrada nos estados de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná. Também é encontrada na Bolívia.
Madeira moderadamente pesada e muito durável, de cor variando do pardo-claro-amarelado ao pardo-acastanhado, geralmente com veios escuros formando desenhos irregulares bem característicos e exóticos, razoavelmente difícil de ser trabalhada, mas permite um acabamento de boa qualidade.
História da Craviola
Com um shape diferenciado e sonoridade única, a Craviola Giannini ganhou o mundo e arrebanhou fãs ao redor do globo. Tudo começou com uma simples ideia, como afirmou Paulinho Nogueira, “Eu mesmo antes de tocar violão já gostava muito de desenhar. Eu cheguei até a ganhar um prêmio no Salão da Primavera em Campinas, de tanto que eu gostava de pintar. Então, depois que eu tomei outro rumo e passei a ser músico, violonista, me deu uma ideia de fazer um violão que fosse desenhado por mim. Eu fiz alguns desenhos e como era muito amigo do Giannini, o fabricante de violão, levei pra ele que achou a ideia ótima. Então, para resumir a história, a craviola foi exportada para os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. O Luís Bonfá, por exemplo, gravou um LP naquela época só com a craviola. Isso me deu muita satisfação. É um violão com uma forma diferente.”
A Craviola é um produto exclusivo da Giannini, patenteado internacionalmente. O nome do instrumento só nasceu após a construção do primeiro protótipo. Como não tinha ideia de que tipo de alteração sonora a forma inusitada proporcionaria, Paulinho só notou que o som era único após tocar o primeiro modelo “Eu só fui ter essa noção mesmo depois que ela ficou pronta. Como parecia um pouco do som de cravo e um pouco de viola, nasceu o nome evidente. Nos Estados Unidos eles gostaram muito desse nome, caiu bem para eles.”
Professor de violão notoriamente reconhecido, Paulinho Nogueira lecionou por muitos anos e escreveu métodos que são usados até hoje por muitas escolas. Entre seus mais famosos alunos estão Toquinho, Chico Buarque e Vinícius de Moraes. Gravou vários discos, lançados no Brasil e no exterior. Muitos músicos se apaixonaram pela e ajudaram a consolidar sua fama e sua identidade em vários estilos musicais. Entre os mais famosos podemos citar: Jimmy Page (Led Zeppelin), José Feliciano, Andy Summers (The Police), Luis Bonfá, Bill Winters, Linda Perry (4 Non Blondes), Wander Taffo, Evandro Mesquita, Frejat, entre muitos outros.